5 DICAS DE COMO CONCILIAR FACULDADE E TRABALHO

Dividir o tempo entre trabalho e estudo é uma realidade muito comum entre os jovens e adultos brasileiros – o que não quer dizer que seja uma tarefa fácil (inclusive, passa bem longe disso). A dupla jornada pode ser bastante exaustiva, principalmente quando não se tem uma rotina organizada. 

Pensando em facilitar a vida dos trabalhadores e estudantes, separamos abaixo algumas dicas para tornar o dia a dia mais fácil, e conseguir cumprir todas as tarefas tanto do trabalho quanto da faculdade, sem precisar se desgastar tanto. Leia esse artigo até o final para aprender como conciliar faculdade e trabalho. 

 

1. Faça um cronograma com todas as suas atividades 

Estabeleça suas prioridades, separando as coisas mais urgentes das menos. Feito isso, você conseguirá montar um cronograma com todas as tarefas, separadas por prioridade, tempo, prazos e horários. Assim você poderá visualizar tudo o que você precisa fazer e distribuir melhor o seu tempo.

Você pode fazer isso em uma cartolina, agenda, planner, ou até mesmo em sites ou aplicativos, tanto no celular como no computador – o que você tiver mais facilidade em consultar ou reajustar sempre que for necessário. Vale ressaltar que o cronograma precisa ser realista e compatível com a sua rotina.

 

2. Respeite seus horários

A partir do momento em que você já estabeleceu um cronograma com todas as suas tarefas, é preciso colocá-lo em prática. Não adianta nada deixar tudo organizado e não cumprir, não é mesmo? Por isso, respeite os horários que você estipulou para a realização das suas tarefas, dentro do possível, claro. 

Isso não quer dizer que você precisa viver com um cronômetro ao lado, calculando o tempo de cada atividade. Isso é apenas uma base para que você consiga conciliar faculdade e trabalho com sucesso. Utilizar técnicas para facilitar a memorização dos conteúdos pode ser bem útil para te ajudar a cumprir seus horários.

 

3. Abra mão de algumas atividades

Se no final do dia, suas tarefas demoraram mais que o previsto e você não conseguiu fazer todas, não se preocupe. Você não precisa dar conta de tudo sempre, e nem tudo você pode calcular. Outras demandas surgem durante o dia e é normal você precisar reajustar o seu tempo e o seu cronograma.

Se for necessário, abra mão de algumas atividades que podem ser dispensadas. É aí que entra mais uma vez a importância de já ter as prioridades estabelecidas, pois assim você consegue riscar coisas da lista para poder cumprir com os compromissos ou trabalhos mais importantes. 

 

4. Separe um tempo livre e aproveite-o bem

É fundamental que você separe um tempo para atividades de lazer, ou apenas para descansar mesmo. Trabalhar ou estudar por muitas horas, sem pausa, pode levar a um esgotamento mental e você acabará perdendo mais tempo para executar as tarefas cansado do que se tivesse parado um tempo para relaxar.

Descansar é essencial para o processo criativo. Recuperado, você com toda a certeza vai render bem mais e terá mais clareza para resolver problemas, ter novas ideias e conseguirá se manter concentrado por mais tempo. Conciliar faculdade e trabalho exige muito do seu tempo, mas você precisa estar bem para dar conta.

 

5. Converse com seu chefe e com seus professores

Se você sentir que mesmo montando um cronograma e seguindo tudo como planejado, você ainda não consegue cumprir todas as tarefas e está sobrecarregado, é válido tentar conversar com seu chefe e com seus professores.

Não existe uma garantia de que algum deles vá te ouvir ou realmente possa fazer algo para te ajudar. Mas é possível que vocês consigam chegar a um acordo de extensão de prazos para entrega de trabalhos da faculdade, ou de reposição de horas em outro dia da semana no trabalho. De qualquer forma, você não perde nada tentando. 

 

Gostou das dicas? Seguindo esses passos, com certeza ficará mais fácil conciliar faculdade e trabalho. Se você quer começar a estudar agora, na FAEM você encontrará professores que podem te ajudar a flexibilizar sua rotina. Confira os cursos oferecidos pela FAEM!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2022 FAEM. Todos os direitos reservados