COMO ELABORAR UM BOM PLANO DE CARREIRA?

As empresas estão cada vez mais buscando profissionais plurais, que possuam diferenciais que acrescentem valor, e que não se acomodem em seus cargos. Para ser esse tipo de colaborador que qualquer empresa gostaria de ter, é essencial que você comece a construir o seu plano de carreira.

Mas isso não era uma coisa que as empresas deveriam fazer? Sim e não. Sim, as empresas de sucesso também elaboram planos de carreiras para que os futuros contratados possam visualizar uma estimativa de quanto tempo permanecerão em determinada função, por exemplo.

E não, não é só a empresa quem deve estabelecer onde seus colaboradores vão estar. Você também precisa ter clareza de onde você quer chegar, em quanto tempo, ganhando quanto e como você vai fazer para viabilizar esse caminho até que seus objetivos se tornem palpáveis – e aí sim, você vai saber se o seu plano de os daquela empresa que você está pleiteando são compatíveis e se aquela vaga realmente é para você.

Como montar um plano de carreira individual? Leia esse artigo até o final e aprenda tudo que você precisa saber para ter uma belíssimo plano de carreira e dar o primeiro passo em direção às suas metas.

O que precisa ter em um plano de carreira?

Basicamente, o plano de carreira será o guia das coisas práticas que você deve cumprir para alcançar determinado objetivo. Então, além de listá-los, você precisa traçar o caminho que deverá ser percorrido, em quanto tempo, e com qual salário. Por exemplo:

Suponhamos que você acabou de ser efetivado em uma empresa, e pretende chegar ao cargo de diretor de em 20 anos, com um salário de 30 mil reais. Por quais funções você passará até chegar à gerência? Digamos que de Analista, depois Supervisão, Gerência e finalmente, a Direção. Então, o seu primeiro passo é subir para Analista, portanto, estipule suas primeiras metas visando esse objetivo.

Existem algumas práticas que você pode adotar, e perguntas que você pode fazer a si mesmo e pesquisar as respostas, para te ajudar a montar o caminho até o objetivo. Seguindo o mesmo exemplo, esse profissional pode fazer questionamentos como: o que faz um Analista? Qual a formação necessária para esse cargo? Com essa faixa salarial, quais cursos eu consigo fazer?

Esse processo deverá ser repetido a cada etapa até chegar ao objetivo final que é atingir o cargo de diretor, com o salário de 30 mil reais em 20 anos. Vale ressaltar que apenas colocar suas metas no papel não te levarão onde você quer chegar. É preciso cumpri-las. Por isso é fundamental que essas metas sejam realistas e alcançáveis dentro das suas possibilidades.

Depois que você tiver tudo isso estruturado, dificilmente uma empresa que pensa em plano de carreira para os seus colaboradores não ficará interessada em você. Além disso, você mesmo poderá avaliar se aquela realmente é a empresa ideal para você, se as metas são compatíveis, ou se o lugar te proporciona o crescimento que você precisa.

Mas lembrando, que a sua primeira impressão em uma empresa chega por meio do seu currículo, então é importante que você tenha uma boa formação para colocar nele. Ter uma faculdade renomada como a FAEM no seu currículo pode te ajudar muito nessa trajetória.

Se você é um aluno da FAEM e vai montar agora o seu plano de carreira, já está 2 passos à frente dos seus concorrentes no mercado de trabalho. E se você ainda não é nosso aluno, não perca mais tempo! Venha para a FAEM e se torne um profissional de sucesso!