O QUE FAZ UM ENGENHEIRO CIVIL?

É muito comum as pessoas ligarem a Engenharia Civil apenas à construção de prédios e empreendimentos, mas a verdade é que com um diploma deste curso, existe um leque enorme de outras profissões que um engenheiro civil pode seguir. 

Além disso, os profissionais de engenharia ainda estão entre os mais bem remunerados no Brasil, com salários que podem chegar a R$ 16.900,00, segundo estudo feito pela FGV Social, realizado de acordo com os dados do Imposto de Renda.

Se você tem interesse, mas ainda está em dúvida sobre cursar essa graduação, confira a lista com que separamos com 5 possibilidades de carreiras que a Engenharia Civil pode te proporcionar: 

  • Construção Civil

É a área mais clássica da profissão, em que o engenheiro fica responsável por todos os processos de construção das obras, cuidando desde os cálculos até a execução de cada uma das etapas, como escolha de materiais, aplicação, e acabamentos.

  • Cálculo Estrutural 

Nesta área da engenharia, o profissional trabalha alinhado ao engenheiro da construção civil, reforçando os cálculos sob todas as variantes como terreno, solo, condições climáticas, materiais (ferro, concreto, madeira, argamassa entre outros) para que o empreendimento fique o mais estável e seguro possível. 

No caso de prédios muito altos, é imprescindível que a obra conte com um profissional de cálculo estrutural, além do engenheiro civil. 

  • Geotecnia

Alguns empreendimentos como túneis e barragens de terra exigem um estudo mais profundo do solo para que possam ser construídos, e é nesse momento em que entra o profissional de geotecnia.  

O engenheiro geotécnico trabalha com tudo que diz respeito à mecânica dos solos e escavações. Inclusive, as oportunidades para profissionais dessa área que trabalham voltados para o meio ambiente estão aumentando bastante. 

  • Estradas e Transportes

Essa área da Engenharia pode se desdobrar em várias vertentes. Os profissionais dessa especialidade podem trabalhar no planejamento, na construção e na manutenção de estradas, sistemas de transporte, logística de tráfego, ferroviárias e portos.  

  • Saneamento

O Engenheiro de Saneamento trabalha com a distribuição de água nas obras de saneamento básico em geral, com sistemas de abastecimento e até mesmo com o gerenciamento de lixo urbano. 

Estas são apenas algumas das profissões que um Engenheiro pode exercer apenas com o diploma de graduação em engenharia Civil. Existem ainda outras carreiras que os profissionais dessa área podem seguir, mas que exigem uma especialização. Quer conhecer?

ESPECIALIZAÇÕES

Além das profissões que apenas o diploma de Engenharia Civil já possibilita, se você estiver disposto a fazer uma especialização a gama de profissões disponíveis é ainda maior. Listamos algumas delas: 

  • Ambiental

Com o aumento da preocupação mundial em preservar o meio ambiente, a área da engenharia também criou uma vertente para atender a essa demanda, e ao mesmo tempo reparar o desgaste ambiental que as construções costumam gerar, devido a quantidade de resíduos descartados nas obras. 

Os profissionais de Engenharia Ambiental possuem a difícil missão de projetar construções que sejam eficientes e sustentáveis, analisar o impacto ambiental de obras e implementar ações ambientais nos ambientes urbano e rural.

  • Produção

O profissional formado em Engenharia Civil com especialização em Produção trabalha com o desenvolvimento, a implementação e a operação de sistemas organizacionais. Ou seja, cuida de toda a otimização de processos dentro de uma empresa ou organização, desde os recursos humanos até a gestão dos recursos tecnológicos ou financeiros. 

Com tantas possibilidades, o que não vai faltar é oportunidade no mercado de trabalho! Porém, o primeiro passo é fazer uma boa graduação, em uma faculdade renomada e que te coloque à frente dos outros candidatos na hora de encontrar um emprego.

ONDE FAZER A GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL?

Na FAEM – Faculdade Embu das Artes, os alunos de Engenharia Civil saem da faculdade preparados para planejar e implementar projetos nas diversas áreas que a profissão proporciona. 

Para oferecer a melhor experiência, a FAEM possui toda a infraestrutura necessária, com laboratórios de química, física e informática, avaliados no MEC com nota 5. 

O corpo docente é formado por mestres e doutores extremamente qualificados e capacitados, com ampla experiência profissional.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2022 FAEM. Todos os direitos reservados